39ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 24/11/2025 - 18:00 Encerramento: 24/11/2025 - 19:48
Correspondências
Expedientes
Abertura da Sessão:

Declaramos iniciados os trabalhos, atendendo o horário designado pelo Regimento Interno da Câmara Municipal, às dezoito horas, e havendo número legal.

Leitura da Bíblia:

Convidamos o Vereador Antônio Alessandro Tassi Mansano para fazer a leitura de um trecho da Bíblia.

Apreciação da Ata da Sessão Anterior:

Fica aprovada a ata da sessão anterior considerando que não foram solicitadas retificações ou impugnação a mesma.

Leitura das Matérias do Expediente:

Solicitamos à Primeira Secretária, Vereadora Luci Amorim dos Reis, a leitura do sumário dos papéis constantes do Expediente e das proposições encaminhadas a esta Mesa.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Requerimento nº 88 de 2025
Processo: -
Autor: Fernando Souza
Turno:
REQUER a Secretária de Educação informações com relação ao fornecimento de uniformes e material escolar no ano letivo.
Não informada
2 - Indicação nº 125 de 2025
Processo: -
Autores: Alessandro Mansano, Bi Martelosso, Karina Grossi
Turno:
Indicam ao Prefeito Municipal determinar as Secretarias Municipais competentes estudar a viabilização para a prestação de serviços no Município de Mandaguaçu de recarga de veículos elétricos híbridos, assim como outras providências para esse serviço, conforme anteprojeto de lei anexo.
Não informada
3 - Indicação nº 126 de 2025
Processo: -
Autores: Alessandro Mansano, Bi Martelosso, Karina Grossi, Luci Amorim, Professor Mario
Turno:
Indica ao Prefeito Municipal determinar a Secretaria de Obras que sejam realizadas melhorias completas na estrada que liga Mandaguaçu ao Distrito de Pulinópolis, contemplando recapeamento, execução de acostamento, instalação de canaletas de drenagem e dispositivos de escoamento de águas pluviais e atenção especial no trecho da cachoeira.
Não informada
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Emenda nº 13 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao parágrafo único ao art. 1º, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] Parágrafo Único. Integram a presente Lei os seguintes demonstrativos e anexos: I – Demonstrativos. a) Demonstrativo I – Metas Anuais b) Demonstrativo II – Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício Anterior; c) Demonstrativo III – Metas Fiscais Atuais Comparadas com as Metas Fiscais Fixadas nos Três Exercícios Anteriores; d) Demonstrativo IV – Evolução do Patrimônio Líquido; e) Demonstrativo V – Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação dos Ativos; f) Demonstrativo VI – Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Públicos Municipais; g) Demonstrativo VII – Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita; e h) Demonstrativo VIII – Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado. II – Anexos: a) Anexo de Riscos Fiscais,
Aguardando a inclusão na ordem do dia
2 - Emenda nº 14 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao inc. III, do art. 8º, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] “Art. 8º. (...) III - Abrir créditos adicionais suplementares até o limite de 10% (dez por cento) do orçamento total das despesas, nos termos da legislação vigente. ” [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
3 - Emenda nº 15 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao inc. III, do art. 9º, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] III – O Poder Executivo emitirá ao final de cada quadrimestre relatório de Gestão Fiscal, avaliando o cumprimento das Metas Fiscais, em audiência pública, perante a Câmara de Vereadores; [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
4 - Emenda nº 16 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao caput do art. 41, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “Art. 41. É obrigatória a execução orçamentária e financeira, de forma equitativa, das programações decorrentes de emendas impositivas aprovadas ao Projeto de Lei Orçamentário, observado, na execução, o limite estabelecido nos § 11 e §12 do art. 166 da Constituição Federal. [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
5 - Emenda nº 17 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao § 2º, do art. 41, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] §2º Ressalvada a ocorrência de impedimento cujo prazo para superação inviabilize reconhecimento da despesa até o final do exercício, a obrigatoriedade de execução orçamentária e financeira de que trata o caput compreende, cumulativamente, o empenho, a liquidação da despesa e o respectivo pagamento. [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
6 - Emenda nº 18 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao caput do art. 43, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] Art. 43. Para fins do disposto no §13 do art. 166 da Constituição Federal, consideram-se impedimentos de ordem técnica: [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
7 - Emenda nº 19 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA MODIFICATIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Dê-se emenda ao inc. V, do art. 43, do Projeto de Lei nº 024/2025, a fim de que passe a ter a seguinte redação: “[...] V – no caso de emendas relativas à aquisição de equipamento ou execução de obra ou instalação: a) incompatibilidade do valor proposto com o custo de aquisição dos equipamentos ou, no caso de obras, com o cronograma físico-financeiro de execução do projeto que permita, no mínimo, a conclusão de etapa útil com funcionalidade que permita o usufruto dos benefícios pela sociedade; b) ausência de projeto de engenharia aprovado pelo órgão responsável, nos casos em que for necessário; c) ausência de licença ambiental prévia, nos casos em que for necessária; d) não comprovação, por parte do órgão ou entidade beneficiada pela emenda, da capacidade de apontar recursos para a manutenção e operação do empreendimento, após a sua conclusão; [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
8 - Emenda nº 20 de 2025
Processo: -
Autor: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização
Turno: Único
EMENDA ADITIVA AO PROJETO DE LEI Nº 024/2025: Fica acrescido o inc. X ao art. 43, do Projeto de Lei nº 024/2025, com a seguinte redação: “[...] X – casos fortuitos, motivos de força maior, causas naturais ou desastres devidamente reconhecidos em Decreto Municipal que impeçam a execução do objeto da emenda, sendo que: a) na hipótese de eventos ocorridos anteriormente ao prazo final de indicação pelo Poder Legislativo de remanejamento da programação cujo impedimento seja insuperável, deverá o Poder Executivo reencaminhar a proposta de emenda para Poder Legislativo; b) na hipótese de eventos ocorridos posteriormente ao prazo final de remanejamento pelo Poder Legislativo, a execução orçamentária da emenda deixa de ser obrigatória, sendo que os recursos correspondentes poderão ser utilizados pelo Poder Executivo para abertura de crédito adicionais, respeitando o percentual destinado à saúde. [...]”
Aguardando a inclusão na ordem do dia
9 - Projeto de Lei Ordinária nº 24 de 2025
Processo: -
Autor: José Roberto Mendes - Prefeito Municipal
Turno: Primeiro
Dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício de 2026, e dá outras providências.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
10 - Projeto de Lei Ordinária nº 76 de 2025
Processo: -
Autor: José Roberto Mendes - Prefeito Municipal
Turno: Primeiro
Ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre o Estado do Paraná e os Municípios do Estado do Paraná subscritores, com a finalidade de formalizar a constituição e a adequação do Consórcio Intergestores Paraná Saúde - CIPS aos termos do regime previsto na Lei Federal nº 11.107/2005 e sua regulamentação, voltado ao desenvolvimento de ações na área da assistência farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Aguardando a inclusão na ordem do dia
11 - Projeto de Lei Ordinária nº 53 de 2025
Processo: -
Autor: José Roberto Mendes - Prefeito Municipal
Turno: Segundo
Institui o Plano Plurianual do Município de Mandaguaçu para o quadriênio de 2026-2029 e dá outras providências.
Proposição aprovada em 1º turno
12 - Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2025
Processo: -
Autores: CFOBPF - Comissão de Finanças, Orçamento, Bens Públicos e Fiscalização, Alessandro Mansano, Bi Martelosso, Vinicius Vitorette
Turno: Único
Dispõe sobre a prestação de contas do Poder Executivo Municipal de Mandaguaçu, referente ao exercício de 2023.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
13 - Requerimento nº 86 de 2025
Processo: -
Autor: Vinicius Vitorette
Turno: Único
REQUER à Secretaria Municipal de Educação informações detalhadas sobre o Transporte Escolar da Rede Estadual no Município: 1 - Identificação e Qualificação dos Motoristas; 2 - Relação de Veículos, Seguros e Manutenção; 3 - Vistoria Anual de Segurança; 4 - Horários das Rotas: Apresentar o horário exato de início e fim de cada rota de transporte escolar, separando por período; 5 - Mapeamento das Rotas; 6 - Logística de Acesso à Escola Cívico-Militar.
Aguardando a inclusão na ordem do dia
14 - Requerimento nº 87 de 2025
Processo: -
Autor: Marieldo Amorim
Turno: Único
REQUER ao Prefeito Municipal informações e esclarecimentos acerca da reforma da Escola Miguel de Souza, no Pulinópolis: andamento atual da obra; previsão para retomada e conclusão dos trabalhos; motivo da paralisação, caso confirmada; impedimento contratual, técnico ou orçamentário que esteja dificultando a continuidade do serviço.
Aguardando a inclusão na ordem do dia